quarta-feira, 18 de março de 2009

Correr e Caminhar - 6º e 7º anos - 18/03/09.

Caminhar e correr, políticas para um estilo de vida saudável.

Um estilo de vida saudável, que inclui uma boa alimentação e a prática regular de exercícios, é capaz de prevenir doenças e retardar o que os médicos chamam de relógio biológico do envelhecimento. Hoje, mais do que nunca, atividade física faz parte de qualquer prescrição médica voltada a qualquer idade. Mas os médicos vão além. É consenso entre eles que o que você faz hoje (principalmente após os trinta anos) resultará em uma velhice com mais qualidade de vida. Além dos fatores fisiológicos são apontados por diversos órgãos relacionados à saúde que, a cada dólar investido em saneamento básico e políticas de saúde preventivas, são economizadas três dólares na saúde, portanto, desenvolver e implantar projetos com essas características potencializa uma sociedade mais saudável, consciente e disposta a realizar mudanças. E onde iniciaremos a introdução destas propostas? Como introduzir no cotidiano dos alunos, hábitos saudáveis e políticas preventivas? Como criar formas para que a comunidade escolar seja beneficiada com o projeto e multiplicadora das informações?
Esses desafios estarão focados no projeto

Caminhar e correr, políticas para um estilo de vida saudável.

Justificativa.

Para sermos multiplicadores, devemos ter atitude, atitudes embasadas em propostas que envolvam objetivos pessoais e com envolvimento da comunidade escolar, nada mais em potencial do que desenvolver projetos voltados á atividades preventivas que proporcionam uma vida saudável. Atividade como a caminhada e a corrida, que tem como principais características o respeito aos limites de idade e de sexo, e a viabilidade de realização simples e toda gama de informação de cunho fisiológico e social para que os alunos possam se deliciar e, realmente fazer parte desta proposta, como pesquisadores, conhecedores, multiplicadores, alunos – atletas e transformadores ativos de uma comunidade escolar carentes destas informações sendo peças importantíssimas no exercício da cidadania.

Objetivo Geral.

Proporcionar através da prática das atividades físicas regulares seus benefícios em diversos aspectos abrangendo fatores no âmbito psicológico, social, fisiológico e políticos, criando hábito de praticar e multiplicar as informações na comunidade escolar. Criar conceitos, desenvolver procedimentos e gerar atitudes positivas, serão nosso propósito na construção de uma sociedade mais consciente no exercício da cidadania.

Objetivo específico.
Compreender os conceitos da atividade proposta, seus objetivos e benefícios.
Através da prática monitorada, irão ter consciência corporal, conhecendo suas
limitações e capacidades, desenvolvendo suas habilidades individuais no âmbito pessoal e social.
· Empregar os conhecimentos adquiridos para benefício próprio e da comunidade escolar.
· Coleta, análise e avaliação de dados para fins de pesquisa.
· Proporcionar o prazer e os benefícios das atividades físicas regulares, gerando o hábito com o objetivo de uma vida mais saudável.

Metodologia e estratégia.

O projeto esta sendo desenvolvido pautado em três fatores os quais proporcionarão uma conduta didática de compreensão, análise e avaliação tanto no âmbito diário, como na proposta geral do projeto.
1.Conceitos:
- Conceito de caminhar, correr e atividade física e seus benefícios.
- Pulso, BPM (batimentos cardíacos por minuto), Zonas de energia ( aeróbico, anaeróbico).
- Patologias, Nutrição, Saúde.
2. Procedimentos: (Prática, pesquisa e análise)
- Anamnese, exame biométrico, IMC (índice de massa corporal).
- Conhecendo os batimentos cardíacos ( Pulso), Alongamentos, Caminhada captando o pulso inicial, e ao final da atividade. Análise e registro dos dados.
- Técnicas de corrida.
- Treinamento Intervalado (demonstração e participação)
- Participação na Prova de Corrida de Rua Infantil, dia 19/09/2009 no Ibirapuera.
Procedimentos: (Pesquisa e análise)
- Elaboração de apostila contendo breves explicações sobre os benefícios e fatores relacionados a atividades físicas e saúde.
- Escolha de uma pessoa de fora da escola para participação do seu projeto, realizando pesquisa de anamnese, monitoramento de P.A, BPM, peso, níveis de atividade corporal, alimentação, idas ao médicos e patologias.
- Realizar captação dos seus dados e do avaliado uma (1) vez a cada mês, durante sete (7) meses.
3. Avaliação:
- Coleta dos dados, análise dos objetivos.
- Relatórios das aprendizagens bimestrais.
- Síntese final, análise pessoal e do familiar. (Relato de experiência)

Cronograma.

- As aulas relacionadas ao projeto serão sempre na última semana de cada mês.
- Iremos realizar três aulas fora das dependências do colégio:
1. Treino intervalado (abril), Parque do Piqueri.
2. Treinos para a prova de rua infantil (agosto e setembro), locais a definir.
3. Prova de corrida infantil, será realizada no Ibirapuera, no dia 19/09/2009.
4. Apresentação do relato de experiência será na última semana de aula.

Avaliação.

Os alunos serão avaliados continuamente durante todas as fases do projeto, analisando os registros, desenvolvimento nas atividades, participação individual e, em grupo.
1.0 – Registros diários e bimestrais.
1.0 – Desenvolvimento das atividades.
1.0 – Participação geral. (postura, comportamento, assiduidade)

Observação: O projeto somará 3 pontos a cada média relacionada aos 4 bimestres.

Professor Anderson Tadeu.
Disciplina: Educação Física.

Ficha de Acompanhamento

¨Nome.
¨Idade
¨Peso
¨Altura
¨Pressão arterial.
¨Imc – Índice de massa corporal.
¨Percentual de gordura.
¨Fumante
¨Bebidas alcoólicas
¨Base alimentar
¨Tipo de ocupação – trabalho.
¨Realiza atividade física regular.
¨Qual?
¨Objetivos relacionados a estética e a saúde do corpo.
¨Data da coleta dos dados.

terça-feira, 17 de março de 2009

Avaliação física - 18/03/09

Referência: Livro "A prática da Avaliação Física."

Autor: José Fernades Filho.



Será realizada uma avaliação física com 2 alunos por sala, mostrando de forma rápida e objetiva, um pouco desta ciência de análise e coleta de dados para benefício da saúde e montagem de treinamentos e conhecimento e aferição de resultados.



Avaliação Física.



Bateria de testes com o objetivo de desenvolver um bom programa de trabalho físico, quanto mais informações obtivermos do avaliado, melhor será a prescrição dos exercícos de acordo com os objetivos.



Recomendações:


  1. Exame médico do avaliado.

  2. Avaliador qualificado.

  3. Instrumentos calibrados.

  4. Avaliador deve saber coletar e mensurar e interpretar os dados.

  5. Instrução sobre os procedimentos e resultados.

Avaliação:


- Antropometria é a ciência que estuda e avalia as medidasde tamanho, peso, e proporções corporais do corpo humano.


- Peso corporal.


- Estatura.


- Comprimento tronco cefálico.


- Envergadura.


- Diâmetro ósseo.


Perimetria são as medidas antropométricas de circunferências que correspondem aos chamados perimetros. Os quais são:



  1. Pescoço.

  2. Tórax.

  3. Cintura.

  4. Abdômen.

  5. Quadril.

  6. Coxa - proximal, medial.

  7. Panturrilha.

  8. Braço - normal, contraído.

  9. Antebraço.

  10. Punho.

Composição corporal é a mensuração das pregas ou dobras cutâneas, que é utlizado um instrumento chamado compasso de dobras cutâneas, adipômetro. As dobras são:



  1. Triciptal.

  2. Subescapular.

  3. Peitoral.

  4. Biciptal.

  5. Axiliar média.

  6. Supra ilíaca.

  7. Abdominal.

  8. Coxa.

  9. Panturilha medial.

Através de diversos protocolos podemos mensurar o percentural de gordural geral e localizada, podendo mensurar outros aspectos relacionados a fatores relacionados a saúde e a performance.


Protocolo de Guedes (1994): mostragem do sul do país.


Utilização da tabela (Receberão na sala de aula) para simplificação dos calculos matemáticos, procura-se exemplificar os cálculos das roporções de gordura e de massa magra em um avaliado, homen:

EX:

Peso corporal 81.4 KG

Tricipital: 21.9 mm

Supra-ilíaca: 19.1 mm

Abdômen: 23.3 mm

Somatòrio das dobras: 64.3 mm

Enquadramento na tabela: 21.38% de gordura.

Determinações:

Gordura absoluta=peso corporal (G%/100)

G.A= 81.4 (21.38/100) = 17.4kg

Massa Magra= peso corporal-gordura absoluta= 81.4-17.4= 64.0 kg

Peso ideal= massa magra/0.85 = 64.0/0.85= 75.3 kg

Peso corporal excesso= peso corporal real - peso corporal ideal.

Em relação ao percentual de gordura a nível de saúde com base nos padrões populacionais, da organização mundial de saúde é de 23% para mulheres e de 16% para homens.

Imc - Índice de massa corporal = Verifica a normalidade do peso corporal do indivíduo, para excesso de peso e estado de desnutrição.

Para o cálculo utiliza-se a massa corporal em Kg dividida pela estatura elevada ao quadrado.( kg/m ao quadrado).

Os valores de peso desejável : 21.3 a 22.1 para mulhees, 21.9 a 22.4 para homens.

massa corporal ( Kg)

Imc = --------------------------

estatura (m ao quadrado)

A tabela do Imc pode ser achada na internet.

Outros conceitos e dados referntes a avaliação cardiorespiratória, avaliação neuromuscular, avaliação de flexibilidade entre outros serão postadas futuramente.


Exercícios e Zonas de energia - 11/03/09

O exercício aeróbio é aquele que realiza-se aumentando o ingresso de oxigênio no organismo. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr e pedalar são alguns dos exemplos de exercícios aeróbios.Exercícios aeróbios típicos são contínuos e prolongados com intensidade moderada, com no mínimo 20 minutos , podendo prolongar por próximo de 1 hora para iniciantes. Sentir-se confortável, sem desconforto muscular após as atividades também são características dos exercícios aeróbios.
Benefícios das atividades aeróbias:
- Ajudam no emagrecimento.
- Combate ao stress.
- Melhora do sistema imunológico.
- Diminui os risco de doenças relacionadas ao coração.
- Melhora do sistema cardiorespiratório.
- Aumento da capacidade cardíaca e pulmonar.
- Melhora do condicionamento físico.
- Auxilia na melhora do metabolismo.
A produção de energia através da gordura (ácidos graxicos livres), proteína em pequenas proporções e o oxigênio, acontece pois durante os exercícios aeróbios nas células acontece algumas reações químicas que culminam na utilização da gordura como fonte de energia primária. ( Ciclo de Krebs). Ou seja, quando se raliza exercícios aeróbios regularmente, de 3 a 5 vezes por semana, conseguimos matar 3 coelhor com uma cajadada só. Melhormaos nossas funções organicas e condicionamento físico, diminuimos o risco de doenças e utilizamos a gordura como fonte de energia, no auxílio ao emagrecimento e manutenção do peso.

O exercício anaeróbio é, por definição, um exercício de força. Para ser realizado, exige que os músculos sejam contraídos contra uma resistência. Na maior parte das vezes, não está associado ao movimento e utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. Basicamente, é um exercício de alta intensidade e curta duração que contempla fundamentalmente os músculos. Na área dos esportes, são anaeróbios os exercícios de velocidade de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Se nos reportarmos à área ocupacional, toda atividade que demanda força física em vez de movimento é considerada um exercício anaeróbio.Na verdade, os movimentos mais comuns do dia-a-dia são um misto de atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas. Existem 2 tipos de exercícios aeróbios, alático, onde a fonte de energia é o ATP-CP, Trifosfato de adenosina e a Creatina Fosfato, que agem no exercício por volta de 12 segundos, após este período, os exercícios aeróbios entram no sistema Lático. Respiramos mais depressa durante um exercício muscular, porque consumimos mais oxigênio. Nossos músculos, porém, são dotados de um mecanismo que garante a continuação do esforço, mesmo na ausência do oxigênio: a respiração anaeróbia, onde a glicose se decompõe na ausência do gás oxigênio, reproduzindo ácido lático. Quanto maior a atividade muscular, mais ácido lático se acumula no músculo, tornando-o fatigado e incapaz de contrair-se, produzindo cansaço e até cãibras.
Energias.
A gordura é um termo genérico para uma classe de lipídios. As gorduras ou graxas, produzidas por processos orgânicos tanto por vegetais como por animais, consistem de um grande grupo de compostos geralmente solúveis em solventes orgânicos e insolúveis em água. Quimicamente as gorduras são sintetizadas pela união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol, formando um triéster. Elas são chamadas de triglicerídeos, triglicerídes ou mais corretamente de triacilgliceróis.
A proteína é utilizada apenas num grau limitado como combustível energético durante o exercício (apenas 5 a 10 % da energia total).Ela são utilizadas para proporcionar os blocos formadores de aminoácidos para síntese tecidual.
Os Carboidratos (CH) são a principal fonte calórica para atletas. As reservas endógenas de CH permitem maior rendimento em trabalhos de longa duração. Estratégias de treinamento e reposição de CH pós-exercícios garantem melhor adaptação orgânica aos exercícios.
O aminoácido tem a função de realizar a síntese dos tecidos musculares, agindo diretamente nos músculo e também diminuindo a fadiga e melhora do condicionamento físico.

Conclusão:

É de suma importância o conhecimento dos conceitos das atividades aeróbias e anaeróbias e das zonas de energia, causará um esclarecimento simples e objetivo da caracterização do nosso organismo em atividade, que é principal objetivo do projeto, conhecê-lo como máquina, e estruturá-la para o melhor funcionamento.

Questões:

- Através das fórmulas utilizadas na última aula, mensure:
· Sua FC de repouso, FC máxima.
· Seu Limiar aeróbio. (60% á 75% da FC Max)
· Seu Limiar anaeróbio. (80% á 92% da FC Max)
- Qual diferença de exercício aeróbio e anaeróbio?
- Qual a importância da gordura na realização de atividades físicas regulares?

Observação: Próxima aula será uma demonstração de uma avaliação física, faça sua pesquisa e traga suas dúvidas.


Profº Anderson Tadeu
Educação Física.

Frequência Cardíaca - 04/03/09

Frequência Cardiáca.
É MUITO IMPORTANTE CONTROLAR A FREQÜÊNCIA CARDÍACA (FC) DURANTE OS EXERCÍCIOS PARA QUE ESTES SEJAM EXECUTADOS DE MANEIRA SEGURA E EFICIENTE, MELHORANDO O NÍVEL DE CONDICIONAMENTO DO INDIVÍDUO. FREQÜÊNCIA CARDÍACA, OU RITMO CARDÍACO É QUANTAS VEZES O SEU CORAÇÃO BATE POR MINUTO.

Pulso Cardiáco
Utiliza-se para designar o ritmo da pulsação arterial.
Expansão e contração rítmica de uma artéria, produzidas por ondas de pressão causadas pela injeção de sangue do ventrículo esquerdo para o coração contraído.

Melhores locais para captar o pulso.
Utiliza-se para designar o ritmo da pulsação arterial.
Expansão e contração rítmica de uma artéria, produzidas por ondas de pressão causadas pela injeção de sangue do ventrículo esquerdo para o coração contraído.

Contagem (Bpm)
¨Pode-se contar o pulso realizando a contagem dos batimentos por minuto da seguintes formas.
-Batimentos contados durante 60 segundos.
-Batimentos contados por 15 segundos e multiplicá-los por 4.
-Batimentos contados por 6 segundos e multiplicá-los por 10. ( piscina )

Frequência Cardiáca Máxima.
¨É a capacidade máxima ou submáxima que seu coração pode operar durante o exercício.
¨Calcularemos da seguinte maneira:
220 – idade = F.C máxima
226 – idade = F.C máxima ( mulheres)
-Isso é uma estimativa, sabendo que devemos sempre trabalhar com limiares de segurança.
-Análise destes dados são muito importantes também para o desempenho para melhora da performance e condicionamento físico.

Fatores para a análise da frequência cardiáca.
¨Fatores emocionais.
¨Patologias.
¨Níveis de stress.
¨Níveis de condicionamento físico.
¨Idade
¨Sexo
¨Crianças.

Conclusão:
Com o treinamento, o coração, que é um músculo, vai se desenvolvendo e ficando mais forte. Enquanto antes (porque era mais fraco) ele precisava bater várias vezes para levar o sangue com oxigênio (O2) para o seu corpo, agora, mais forte, ele consegue com um número menor de batidas bombear sangue para o corpo todo. Qual é a vantagem disso? Imaginem dois indivíduos em repouso:A – sedentário – FC= 80bpm B – condicionado – FC= 50bpm
Façam as contas de quantas vezes o coração de cada um deles bate por dia, por ano, ao longo da vida. Será que o desgaste na “máquina cardíaca” do sedentário não será infinitamente maior do que a da pessoa condicionada? Portanto, a vantagem de ter um coração treinado, uma FC de repouso baixa é que você protege muito mais a sua “máquina cardíaca” e, teoricamente, ela pode durar bem mais.

Análise da aula:

O tema foi abordado com o Power Point, no anfiteatro, este assunto dará o subsídio para elaboração e conhecimento das Zonas de energia e formas de treinamento, caracterizando também o seu conhecimento mútuo. A partir destes conceitos conseguiremos entrar na segunda fase do projeto com segurança e tranquilidade.






domingo, 15 de março de 2009

Mitos e verdades do exercício - 18/02/09

Nesta aula os alunos, dispostos em semi círculo discutiram e esclareceram sobre algumas sinformações sobre os mitos e verdades do exercício.
Mitos e verdades.
- Quanto mais exercício a pessoa fizer, mais vai emagrecer?
- Redução de localizada, é possível?
- Dietas, são a primeira opção para emagrecer?
- Refrigerante dietético, engorda?
- Quanto mais cedo inicia-se o esporte de competição, melhores são as chances de obter resultado?
- Praticar exercício é melhor forma de emagrecer?
- Realizar exercícios com agasalhos e plastícos enrolados no corpo ajuda no emagrecimento?
- Musculação engorda?
- Exercícios de baixa intensidade queima mais gordura?
- Emagrecer e perder peso, é a mesma coisa?
- As mulheres que fazem levantamento de peso ficam masculadas e masculinas?
- O exercício só funciona quando sentimos dor no dia seguinte?
- Caminhar 30 minutos por dia ajuda a perder peso?
- Não se deve tomar água durante os exercícios?
- Quanto menos gordura no corpo melhor?
- Fazer abdominais queima gordura na barriga?
- Deve-se fazer alongamentos antes dos exercícios?
- Pode-se comer tudo que aparecer, desde que faça exercício?
Conclusão:
As dúvidas que foram muitas, sanadas na medida do possível, pois os alunos obtém muitas informações que geram desencontros nos conceitos técnicos e do senso comum, porém foi muita muito proveitosa.

Atividade Física X Exercício Físico - 11/02/09

"Toda parte do corpo se tornará sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se não forem exercitadas, tais partes se tornarão suscetíveis a doenças, deficientes no crescimento e envelhecerão precocemente." Hipócrates
Ao longo da história a atividade física sempre esteve presente na rotina da humanidade sempre associado a um estilo de época, a caça dos homens das cavernas para a sobrevivência, os Gregos e suas práticas desportivas na busca de um corpo perfeito ou de cunho militar como o exemplo na formação das legiões romanas com suas longas marcha e treinos, mas essa relação entre a atividade física e o homem em sua rotina diária parece ter diminuído gradativamente ao longo de nossa evolução.
E a medida em que as ciências e seus inventos facilitavam nossos afazeres, o progresso trouxe uma situação um tanto dúbia, de um lado temos a redução da mortalidade por doenças infecto contagiosas e o aumento da longevidade do outro o aumento de doenças crônico degenerativas e a perda da qualidade de vida, porque o fato de viver mais não indica viver melhor, destacando a importância e a necessidade de hábitos como o cuidado com a dieta, pratica de atividade física regular, e evitar substâncias e atividades que possam acelerar a degradação do corpo humano.
Se a tecnologia e o progresso trouxeram facilidades, isso é inquestionável, mas junto incrementaram as doenças silenciosas formando uma epidemia que se estabele-se sem maiores sintomas em suas primeiras fases e vão gradativamente se desenvolvendo ao longo dos anos, identificadas como Doenças crômicos degenerativas, que tem sua origem em uma série de fatores como a predisposição genética, influência do meio externo e hábitos de vida e nesse último o nosso destaque ao grau de atividade física praticado.
Mas apesar desse formula milagrosa que é a atividade física estar presente em quase todos os meios de comunicação, cada vez mais a população apresenta problemas relacionados com a falta de exercícios, a desculpa mais freqüente é a falta de tempo ou falta de condições para prática que é agravada pela economia de movimentos em nossa rotina, como a comodidades do controle remoto, telefone celular, elevadores e escadas rolantes sem falar nas horas diárias dedicadas a televisão ou ao computador e infelizmente parece ser um fenômeno de dimensões mundial, pois uma das doenças associadas a falta de exercícios como a obesidade tem prevalência em quase todo planeta.
Como o avanço dessas epidemias silenciosas até o conceito de saúde teve de ser revisto e as instituições de saúde pública governamentais e não governamentais ressaltam a importância dos conceitos como promoção e prevenção na saúde com um destaque em hábitos mais saudáveis ao logo de toda vida e essas iniciativas foram divididas em duas frentes, uma de âmbito macro com o destaque em papel de políticas públicas (combate a poluição, preocupação com o meio ambiente) e outra com a necessidade do compromisso pessoal com a manutenção da própria saúde.
Para ressaltar o papel da atividade física basta comparar um pessoa ativa fisicamente de 60 anos com um inativo de mesma idade, quando comparados a diferença em ternos de índices fisiológicos são consideráveis as marcas, mas o que reflete em termos de qualidade de vida é que o ativo provavelmente terá maior mobilidade, automonia e manutenção de valências físicas como força muscular, flexibilidade e capacidade aeróbia, tão importantes em sua vida diária.
Baseado nesse novo paradigma, diversos programas e projetos foram implementados ao longo dessas últimas décadas, mas quase sempre destacando a importância do envolvimento pessoal e a necessidades de hábitos mais saudáveis como a pratica regular de atividades físicas.

Nesta aula, foi passado para os alunos o conceitos de atividade física e exercício físico, onde as principais indagações da turma foram relacionadas aos benefícios e problemas relacioanados ao sedentarismo.

O Corpo e suas conexões - 04/02/09

Projeto: O Corpo e suas conexões.
Sub temas: Atividade física, Biomecânica e Ergonomia.
Disciplinas: Física e Educação Física.
Professores: Rogério e Anderson.
Alunos: 3º ano do Ensino Médio.

Introdução

O corpo e suas conexões, como não relacionar o corpo ao movimento, movimento podemos associar com diversas áreas, mas a principal é pensar em um corpo saudável, que suporte todos os desafios traçados pelo nosso dia a dia, portanto conhecer o corpo e tratá-lo são caminhos que os seres humanos buscam desde os primórdios. Mas a maior influência da utilização do corpo para outros fins foi iniciada pelos Gregos, que diziam que corpo e mentes sadios, eram fundamentais para uma boa vida, criando os jogos para mantê-lo em forma, deixando assim um legado que hoje chamamos de esportes. Essa influencia foi sendo distorcida através dos tempos, até que muitos estudiosos traçaram parâmetros para medirmos nossas valências físicas, conhecer nosso corpo, direcioná-lo e prepará-lo para o trabalho, traçar limites para nossos conhecimentos anatômicos, fisiológicos e biomecânicos. Esses conhecimentos hoje em dia são importantes para nossa melhor vida cotidiana, realizando dentro de instituição escolar um projeto voltado para o conhecimento do corpo através do movimento, expressando suas qualidades e maneiras de mantê-lo funcionando em perfeita harmonia com o meio, e através desses conhecimentos criarem uma relação na escola e com a comunidade escolar desenvolvendo caminhos e multiplicando as informações para benefício próprio e exercício da cidadania.

Justificativa:

Viabilizar conhecimentos para um corpo mais saudável, criando relação com uma comunidade atuante no âmbito escolar e esclarecer aspectos conflitantes na vida diária de uma sociedade pautada na aparência, mas sem informações técnicas adequadas. Sabemos que muito dessas informações são caracterizadas pelo senso comum, portanto, fundamentar meios para análise corretas na multiplicação de tarefas e informações voltadas para esse objetivo, será a principal finalidade da nossa maratona científica.

Objetivo Geral:

Estudar o corpo e os caminhos que levam para uma vida atuante e saudável, conhecendo limites e desenvolvendo caminhos para o autoconhecimento, pesquisas e análises, multiplicando as informações e conceitos obtidos para o exercício da cidadania.

Objetivo específico:

· Conhecer, identificar pesquisas e análises, com objetivo de obter conceitos concretos e atrativos para obter suporte na estruturação do projeto.
· Coletar dados com o objetivo de estruturar uma linha de análise pertinente capaz de medir os benefícios da prática de atividade física regular.
· Propor e analisar as políticas de preventivas de saúde para uma sociedade mais saudável, e desenvolver formas para multiplicação de informações neste sentido para a comunidade escolar.
· Empregar a cultura da realização de atividades físicas regulares para manutenção e melhora da qualidade de vida geral, e benefício para uma sociedade mais saudável.
· Conhecer, identificar e analisar fatores voltados para desenvolvimento das capacidades e valências físicas.

Metodologias e estratégias:

O projeto será desenvolvido e pautado dentro de três vertentes, conhecerem os conceitos, criar e desenvolver procedimentos, e gerar atitudes para a comunidade escolar e a sociedade.

Conceitos:
- Exercício físico e atividade física, conceitos e benefícios.
- Anatomia – Conhecimento corporal.
- Fisiologia, zonas de energia.
- Avaliação física.
- Atividades de academia, conceitos e curiosidades.
- Biomecânica aplicada a ginástica e musculação.
- Esportes.
- Nutrição e patologias.

Procedimentos:
-Realização de pesquisas de campo e coleta de dados.
- Realização de palestra.
- Conhecimento corporal, caminhada.
- Análise e discussão de políticas preventivas de saúde.
- Elaborar formas de multiplicar as informações para a comunidade escolar.
- Criação de um Blog para armazenar dado e notícias referentes ao projeto.
- Coletar e aferir dados para análise.
- Criação do hábito da atividade física diária na promoção da saúde.

Atitudes:
- Ser conhecedor do seu corpo, das suas valências, capacidades e limites.
- Ser multiplicador das informações em benefício da comunidade e exercício da cidadania.
- Usufruir dos benefícios da atividade física regular.
- Participação e análise das políticas de prevenção á saúde.

Cronograma:

04/02/09 - Apresentação e discussão do cronograma.
11/02/09 – Atividade Física X Exercício Físico.
18/02/09 – Mitos e verdades do exercício.
04/03/09 – Anatomia Básica.
11/03/09 – Fisiologia Zonas de Energia.
18/03/09 – Avaliação Física.
25/03/09 – Nutrição - Palestra.
01/04/09 – Atividades de academia.
08/04/09 – Esportes.
15/04/09 - Revisão Geral – Discussão da segunda fase do Projeto.