quarta-feira, 18 de março de 2009

Correr e Caminhar - 6º e 7º anos - 18/03/09.

Caminhar e correr, políticas para um estilo de vida saudável.

Um estilo de vida saudável, que inclui uma boa alimentação e a prática regular de exercícios, é capaz de prevenir doenças e retardar o que os médicos chamam de relógio biológico do envelhecimento. Hoje, mais do que nunca, atividade física faz parte de qualquer prescrição médica voltada a qualquer idade. Mas os médicos vão além. É consenso entre eles que o que você faz hoje (principalmente após os trinta anos) resultará em uma velhice com mais qualidade de vida. Além dos fatores fisiológicos são apontados por diversos órgãos relacionados à saúde que, a cada dólar investido em saneamento básico e políticas de saúde preventivas, são economizadas três dólares na saúde, portanto, desenvolver e implantar projetos com essas características potencializa uma sociedade mais saudável, consciente e disposta a realizar mudanças. E onde iniciaremos a introdução destas propostas? Como introduzir no cotidiano dos alunos, hábitos saudáveis e políticas preventivas? Como criar formas para que a comunidade escolar seja beneficiada com o projeto e multiplicadora das informações?
Esses desafios estarão focados no projeto

Caminhar e correr, políticas para um estilo de vida saudável.

Justificativa.

Para sermos multiplicadores, devemos ter atitude, atitudes embasadas em propostas que envolvam objetivos pessoais e com envolvimento da comunidade escolar, nada mais em potencial do que desenvolver projetos voltados á atividades preventivas que proporcionam uma vida saudável. Atividade como a caminhada e a corrida, que tem como principais características o respeito aos limites de idade e de sexo, e a viabilidade de realização simples e toda gama de informação de cunho fisiológico e social para que os alunos possam se deliciar e, realmente fazer parte desta proposta, como pesquisadores, conhecedores, multiplicadores, alunos – atletas e transformadores ativos de uma comunidade escolar carentes destas informações sendo peças importantíssimas no exercício da cidadania.

Objetivo Geral.

Proporcionar através da prática das atividades físicas regulares seus benefícios em diversos aspectos abrangendo fatores no âmbito psicológico, social, fisiológico e políticos, criando hábito de praticar e multiplicar as informações na comunidade escolar. Criar conceitos, desenvolver procedimentos e gerar atitudes positivas, serão nosso propósito na construção de uma sociedade mais consciente no exercício da cidadania.

Objetivo específico.
Compreender os conceitos da atividade proposta, seus objetivos e benefícios.
Através da prática monitorada, irão ter consciência corporal, conhecendo suas
limitações e capacidades, desenvolvendo suas habilidades individuais no âmbito pessoal e social.
· Empregar os conhecimentos adquiridos para benefício próprio e da comunidade escolar.
· Coleta, análise e avaliação de dados para fins de pesquisa.
· Proporcionar o prazer e os benefícios das atividades físicas regulares, gerando o hábito com o objetivo de uma vida mais saudável.

Metodologia e estratégia.

O projeto esta sendo desenvolvido pautado em três fatores os quais proporcionarão uma conduta didática de compreensão, análise e avaliação tanto no âmbito diário, como na proposta geral do projeto.
1.Conceitos:
- Conceito de caminhar, correr e atividade física e seus benefícios.
- Pulso, BPM (batimentos cardíacos por minuto), Zonas de energia ( aeróbico, anaeróbico).
- Patologias, Nutrição, Saúde.
2. Procedimentos: (Prática, pesquisa e análise)
- Anamnese, exame biométrico, IMC (índice de massa corporal).
- Conhecendo os batimentos cardíacos ( Pulso), Alongamentos, Caminhada captando o pulso inicial, e ao final da atividade. Análise e registro dos dados.
- Técnicas de corrida.
- Treinamento Intervalado (demonstração e participação)
- Participação na Prova de Corrida de Rua Infantil, dia 19/09/2009 no Ibirapuera.
Procedimentos: (Pesquisa e análise)
- Elaboração de apostila contendo breves explicações sobre os benefícios e fatores relacionados a atividades físicas e saúde.
- Escolha de uma pessoa de fora da escola para participação do seu projeto, realizando pesquisa de anamnese, monitoramento de P.A, BPM, peso, níveis de atividade corporal, alimentação, idas ao médicos e patologias.
- Realizar captação dos seus dados e do avaliado uma (1) vez a cada mês, durante sete (7) meses.
3. Avaliação:
- Coleta dos dados, análise dos objetivos.
- Relatórios das aprendizagens bimestrais.
- Síntese final, análise pessoal e do familiar. (Relato de experiência)

Cronograma.

- As aulas relacionadas ao projeto serão sempre na última semana de cada mês.
- Iremos realizar três aulas fora das dependências do colégio:
1. Treino intervalado (abril), Parque do Piqueri.
2. Treinos para a prova de rua infantil (agosto e setembro), locais a definir.
3. Prova de corrida infantil, será realizada no Ibirapuera, no dia 19/09/2009.
4. Apresentação do relato de experiência será na última semana de aula.

Avaliação.

Os alunos serão avaliados continuamente durante todas as fases do projeto, analisando os registros, desenvolvimento nas atividades, participação individual e, em grupo.
1.0 – Registros diários e bimestrais.
1.0 – Desenvolvimento das atividades.
1.0 – Participação geral. (postura, comportamento, assiduidade)

Observação: O projeto somará 3 pontos a cada média relacionada aos 4 bimestres.

Professor Anderson Tadeu.
Disciplina: Educação Física.

Ficha de Acompanhamento

¨Nome.
¨Idade
¨Peso
¨Altura
¨Pressão arterial.
¨Imc – Índice de massa corporal.
¨Percentual de gordura.
¨Fumante
¨Bebidas alcoólicas
¨Base alimentar
¨Tipo de ocupação – trabalho.
¨Realiza atividade física regular.
¨Qual?
¨Objetivos relacionados a estética e a saúde do corpo.
¨Data da coleta dos dados.

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