quinta-feira, 21 de maio de 2009

Expressão Corporal - aula dia 20/05/2009

Expressão Corporal - 6º e 7º anos.

A linguagem corporal é uma ferramenta de comunicação, sendo assim, se você consegue entender o que o corpo tem a dizer, conseguirá entender melhor o que os outros estão dizendo, e também transmitir melhor a sua mensagem. DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA CORPORAL, AMPLIAR O VOCABULÁRIO DA LINGUAGEM DO MOVIMENTO, ESTIMULAR Á PESQUISA DOS SENTIDOS E DA COORDENAÇÃO MOTORA, ABRANGER O ESTUDO DE FORMAS, PLANOS E DIMENSÕES, ESTUDAR OS FATORES DE PESO,TEMPO, ESPAÇO E FLUXO, APROFUNDAR A NOÇÃO DE ESQUEMA CORPORAL, INTEGRAR A RELAÇÃO ENTRE SOM E MOVIMENTO, ESTIMULAR A CONSCIÊNCIA DE SI E DO GRUPO...
Linguagem Corporal.

¨A linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem.
¨A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico, traços comportamentais são secundários e auxiliares. Geralmente é utilizada para auxiliar na comunicação verbal, porém, deve-se tomar cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente.
Dança.

¨DANÇA - Uma das primeiras formas de arte apresentada pelo homem foi a dança, ela era executada quando o homem ganhava um presente ou se sentia feliz com a vinda da chuva. No entanto com o tempo o homem sentiu que, para dançar, ele precisava de um certo "barulho" para acompanhar seus movimentos como seu próprio assovio e, com isso, acabou por criar seus primeiros instrumentos musicais que foram instrumentos de sopro. Ou seja, há mais de 15 mil anos atrás, já foram registrados os primeiros movimentos que podemos chamar de dança e esse reconhecimento é feito através das pinturas e rabiscos que o Homem Paleolítico deixou registrado nas paredes das cavernas. Até hoje a dança faz parte da vida do indivíduo, antigamente como forma de preparação do corpo para combates ou caças e hoje através de eventos culturais, religiosos, festas ou apenas pelo simples prazer de dançar.
Ritmo.

¨Ritmo é o tempo que demora a repetir-se um qualquer fenômeno repetitivo, mas a palavra é normalmente usada para falar do ritmo quando associado à música, à dança, ou a parte da poesia, onde designa a variação (explícita ou implícita) da duração de sons com o tempo. Quando se rege por regras, chama-se métrica. A rítmica é uma ciência do ritmo que objetiva desenvolver e harmonizar as funções motoras e regrar os movimentos corporais no tempo e no espaço, aprimorando o ritmo.
¨A rítmica é uma ciência do ritmo que objetiva desenvolver e harmonizar as funções motoras e regrar os movimentos corporais no tempo e no espaço, aprimorando o ritmo.

¨O ritmo é de grande importância para os professores de Educação Física, pois ele se reflete diretamente na formação básica e técnica, na criatividade e na educação de movimento.
¨O ritmo pode ser:
Individual, Grupal, mecânico, disciplinado, natural, espontâneo, refletido.
O ritmo é a pulsação da música. Sem ritmo não há música.
Aula Anterior - Origem da dança.

¨Surgindo junto com a humanidade, através de rituais religiosos,através dos tempos sua evolução foi utilizada na Grécia antiga em suas tragédias.
¨A dança é uma das 3 principais artes da antiguidade, ao lado do teatro e da música.Caracteriza-se pelo uso do corpo e de movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre).
¨A dança se manifesta de diversas formas em nossa sociedade com objetivos distintos e características diversas.
¨Dança contemporânea é influenciada por manifestações sociais como o individualismo, urbanização, mídia e novas propostas de arte.
¨A dança estabelece limites usando movimentos, estruturando a personalidade e a socialização, pois leva o indivíduo saber que ele é, sua relação com o meio e a sociedade.
Atividades:

¨Conhecer o histórico e a evolução da sua Dança, até os dias atuais. 27/05/2009.
¨Conhecer os ritmos da época e sua evolução até os dias atuais – Trazer as músicas no Pen drive. 03/06/2009.
¨Desenvolver e conhecer movimentos similares para elaboração da apresentação.
¨Montagem da apresentação – Definir data.
Objetivos:

¨Através da expressão corporal, gerar novos conhecimentos da área de Educação Física e outras disciplinas.
¨Desenvolver de forma organizada e planejada conceitos relacionados ao corpo e suas diversas formas de comunicação.
¨Conhecer-se através do movimento e expressões corporais.
Os Vídeos apresentados na aula foram retirados do youtube, tendo os seguintes nomes:
- Sapateado Motivacional.
- Brek dance.
- GRD - Ginástica Rítmica Desportiva.
Façam um relatório da aula apresentada, não esquecendo do seu parecer pessoal sobre o assunto e o projeto.
Sem mais,
Anderson Tadeu.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Problemas - 20/05/2009.

Aos alunos do 6º e 7º anos.
Estou com um problema no meu computador, e não pude postar a aula de hoje. Peço-lhes desculpas pelos transtornos, amanhã no período da tarde, irei realizar a postagem no colégio.
Agradeço desde já, Anderson Tadeu.