domingo, 15 de março de 2009

O Corpo e suas conexões - 04/02/09

Projeto: O Corpo e suas conexões.
Sub temas: Atividade física, Biomecânica e Ergonomia.
Disciplinas: Física e Educação Física.
Professores: Rogério e Anderson.
Alunos: 3º ano do Ensino Médio.

Introdução

O corpo e suas conexões, como não relacionar o corpo ao movimento, movimento podemos associar com diversas áreas, mas a principal é pensar em um corpo saudável, que suporte todos os desafios traçados pelo nosso dia a dia, portanto conhecer o corpo e tratá-lo são caminhos que os seres humanos buscam desde os primórdios. Mas a maior influência da utilização do corpo para outros fins foi iniciada pelos Gregos, que diziam que corpo e mentes sadios, eram fundamentais para uma boa vida, criando os jogos para mantê-lo em forma, deixando assim um legado que hoje chamamos de esportes. Essa influencia foi sendo distorcida através dos tempos, até que muitos estudiosos traçaram parâmetros para medirmos nossas valências físicas, conhecer nosso corpo, direcioná-lo e prepará-lo para o trabalho, traçar limites para nossos conhecimentos anatômicos, fisiológicos e biomecânicos. Esses conhecimentos hoje em dia são importantes para nossa melhor vida cotidiana, realizando dentro de instituição escolar um projeto voltado para o conhecimento do corpo através do movimento, expressando suas qualidades e maneiras de mantê-lo funcionando em perfeita harmonia com o meio, e através desses conhecimentos criarem uma relação na escola e com a comunidade escolar desenvolvendo caminhos e multiplicando as informações para benefício próprio e exercício da cidadania.

Justificativa:

Viabilizar conhecimentos para um corpo mais saudável, criando relação com uma comunidade atuante no âmbito escolar e esclarecer aspectos conflitantes na vida diária de uma sociedade pautada na aparência, mas sem informações técnicas adequadas. Sabemos que muito dessas informações são caracterizadas pelo senso comum, portanto, fundamentar meios para análise corretas na multiplicação de tarefas e informações voltadas para esse objetivo, será a principal finalidade da nossa maratona científica.

Objetivo Geral:

Estudar o corpo e os caminhos que levam para uma vida atuante e saudável, conhecendo limites e desenvolvendo caminhos para o autoconhecimento, pesquisas e análises, multiplicando as informações e conceitos obtidos para o exercício da cidadania.

Objetivo específico:

· Conhecer, identificar pesquisas e análises, com objetivo de obter conceitos concretos e atrativos para obter suporte na estruturação do projeto.
· Coletar dados com o objetivo de estruturar uma linha de análise pertinente capaz de medir os benefícios da prática de atividade física regular.
· Propor e analisar as políticas de preventivas de saúde para uma sociedade mais saudável, e desenvolver formas para multiplicação de informações neste sentido para a comunidade escolar.
· Empregar a cultura da realização de atividades físicas regulares para manutenção e melhora da qualidade de vida geral, e benefício para uma sociedade mais saudável.
· Conhecer, identificar e analisar fatores voltados para desenvolvimento das capacidades e valências físicas.

Metodologias e estratégias:

O projeto será desenvolvido e pautado dentro de três vertentes, conhecerem os conceitos, criar e desenvolver procedimentos, e gerar atitudes para a comunidade escolar e a sociedade.

Conceitos:
- Exercício físico e atividade física, conceitos e benefícios.
- Anatomia – Conhecimento corporal.
- Fisiologia, zonas de energia.
- Avaliação física.
- Atividades de academia, conceitos e curiosidades.
- Biomecânica aplicada a ginástica e musculação.
- Esportes.
- Nutrição e patologias.

Procedimentos:
-Realização de pesquisas de campo e coleta de dados.
- Realização de palestra.
- Conhecimento corporal, caminhada.
- Análise e discussão de políticas preventivas de saúde.
- Elaborar formas de multiplicar as informações para a comunidade escolar.
- Criação de um Blog para armazenar dado e notícias referentes ao projeto.
- Coletar e aferir dados para análise.
- Criação do hábito da atividade física diária na promoção da saúde.

Atitudes:
- Ser conhecedor do seu corpo, das suas valências, capacidades e limites.
- Ser multiplicador das informações em benefício da comunidade e exercício da cidadania.
- Usufruir dos benefícios da atividade física regular.
- Participação e análise das políticas de prevenção á saúde.

Cronograma:

04/02/09 - Apresentação e discussão do cronograma.
11/02/09 – Atividade Física X Exercício Físico.
18/02/09 – Mitos e verdades do exercício.
04/03/09 – Anatomia Básica.
11/03/09 – Fisiologia Zonas de Energia.
18/03/09 – Avaliação Física.
25/03/09 – Nutrição - Palestra.
01/04/09 – Atividades de academia.
08/04/09 – Esportes.
15/04/09 - Revisão Geral – Discussão da segunda fase do Projeto.

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