quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Esportes Coletivos - 16/09/09

Esportes Coletivos - 6º e 7º anos.

Disciplina = Educação Física.
Professor Anderson.

Esportes Coletivos.

Quando duas equipe disputam um implemento (bola), criando táticas para levá-lá a um alvo, enquanto protegem o próprio alvo das investidas da equipe adversária. O voleibol apresenta alguma variações em relação ao lvo, à circulação de bola e a marcação.

Alguns estudiosos afirmam que os esportes coletivos possuem a mesma estrutura: defender, atacar, bola, alvo, companheiros de equiepe e adversário.

Princípios Operacionais do Esporte.

Defesa:

1. Recuperação da posse de bola.

2. Contenção da bola e da equipe adversária em direção ao seu alvo.

3. Proteção do alvo.

Ataque:
  1. Conservação da posse de bola.
  2. Progreção da bola e da equipe em direção ao alvo adversário.
  3. Finalização em direção ao alvo.

Durante as atividades realizadas em aula, foi apresentado aos alunos uma proposta de ensino dos esportes coletivos contendo os seguintes termos:

- Histórico.

- Fundamentos Básicos (técnicas).

- Táticas.

- Funções.

Ações inteligentes e a execução de movimentos relacionados ás atividades e a modalidade.
- Modo de fazer. (Técnica)
- Razões de fazer. (Tática)
- Regras de ação.


Técnicas e fundamentos.
Basquete: drible, passe, banndeja, arremesso (jump).
Voleibol: Toque, manchete e saque.
Futebol: Recepção, passe, drible e chute.
Handebol: Drible, passe, arremesso e recepção.

O que procuramos?
a) Conhecimentos dos fundamentos básicos das modalidades.
b) Conhecimento das regras e dos históricos das modalidades.
c) Relação com a bola.
d) Criação de estratégias e táticas de acordo com o espaços, regras adaptadas e trabalho em equipe.

Históricos.
Basquete.

- Criado em 1891, pelo professor James Naismith.
- Na ACM ( Associação Cristã de Moços).
- No Brasil em 1896, no colégio Mackenzie - São Paulo.
- 300 milhões de praticantes - 170 países.
- Jogos olímpicos de Berlin, 1936 Homens.
- Jogos Olímpicos de Montreal, 1976 Mulheres.

Futebol.
Não é certa nem isenta de polémica a atribuição a uma cultura ou país da invenção do futebol. Sabe-se entretanto que as primeiras manifestações do chamado football (do inglês foot, pé; e ball, bola) surgiram entre 3.000 e 2.500 a.c, na China.
Durante a dinastia do imperador chinês Huang-ti, era costume chutar os crânios dos inimigos derrotados. Os crânios, que mais tarde viriam a ser substituídos por bolas de couro, tinham que ser chutados pelos soldados chineses por entre duas estacas cravadas no chão, no primeiro indício de traves. O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa "lançar com o pé" (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2.197 a.c.
Em 1.700, foi proibido as formas violentas do futebol. O esporte, então, teve que mudar, e foi ganhando aspectos mais modernos. Em 1.710, as escolas de Convent Garden, Strand e Fleet Street passaram a adotar o futebol como atividade física. Com isso, ele logo ganhou novos adeptos, que saíram de esportes como o tiro e a esgrima. Com a difusão do esporte pelos colégios do país, o problema passou a ser os diferentes tipos de regra em cada escola. Duas regras de diferentes colégios ganharam destaque na época: uma, jogada só com os pés, e uma com os pés e as mãos. Criava-se, assim, o football e o rugby, em 1.846.

Handebol.

O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suiça e Alemanha.
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.Fatos importantes da história do handebol:- Em 1934, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico.- Nas Olimpíadas de Berlim (1936), seis países disputaram a medalha de ouro. A Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Áustria por 10 a 6.- Em 1938, foi disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol.- Em 18 de julho de 1946, foi fundada a IHF (International Handball Federation), atualmente com sede na cidade de Basiléia (Suíça).- No ano de 1966, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão.- Após um período sem participação, o esporte volta a fazer parte das Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Porém, com regras reformuladas e partidas disputadas em quadra.- Atualmente o esporte é praticado em 183 países, envolvendo mais de um milhão de equipes e trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte).Curiosidade: Embora seja praticado por milhares de pessoas em nosso país, a equipe brasileira ainda não conseguiu ganhar medalha olímpica, nem título mundial no handebol.

Voleibol.

O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.
Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.
Primeiros anos do esporte
Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial.
Principais fatos após a invenção do voleibol:
- 1900 - voleibol chega ao Canadá, primeiro país fora dos Estados Unidos
- 1908 - o esporte vai para o continente asiático e começa a ser praticado na China e no Japão
- 1910 - o esporte chega ao Peru, primeiro país da América do Sul a praticar o esporte
- 1942 – morre, aos 72 anos de idade, o criador do voleibol, William George Morgan
- 1947 - fundada na França a FIVB ( Federação Internacional de Voleibol)
- 1949 - realizado o primeiro campeonato mundial masculino na Tchecoslováquia (foi vencido pela Rússia)
- 1951 – realizado o primeiro campeonato sul-americano de voleibol, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tornou-se campeão masculino e feminino.
- 1952 – realizado o primeiro campeonato mundial feminino
- 1964 – o esporte passa a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas, realizadas em Tóquio no Japão.
Caros alunos, segue as informações das aulas como combinado. Para o dia 29/09/2009, quarta-feira, para a realização da avaliação, deverão fazer uma síntese (resumo) das postagens sobre esportes coletivos, históricos das modalidades e da próxima postagem contendo regras básicas.

Boa sorte.