quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Jogos Olímpicos da Antiguidade - 23/02/2012.

Histórico dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Nesse início do projeto, iremos relatar brevemente sobre os Jogos Olímpicos da Antiguidade, na sua vasta história, o interesse pelos diversos trechos da maravilhosa epopeia dos jogos olímpicos deve ser apreciado pelos alunos.
Os jogos olímpicos da antiguidade foram realizados pela primeira vez na Grécia, no ano de 776 a.c. Em seu formato antigo, era uma festividade a honra de Zeus, em Olímpia. Segundo historiadores, Zeus derrotou Cronos em Olímpia, e realiza a festividade em homenagem a sua vitória, na antiguidade os jogos também eram realizados de 4 em 4 anos, e esse período permanece até os dias atuais. Existe uma passagem da mitologia que cita o campeão dos deuses é Apollo. Quem sabe no decorres das aulas vamos conhecer sobre a história desse grande atleta da antiguidade.
Nestas festividades havia diversas manifestações artísticas e culturais, como troca de grãos e técnicas agrícolas, recitais de poesias, apresentação de esculturas, consultas religiosas aos oráculos, palestras públicas de historiadores e filósofos, desfiles com cantos, banquetes e sacrifícios de animais em homenagem aos deuses.
Naquela época, a Grécia vivia com diversas disputas por território e poder, com guerras ocorridas em suas cidades, mas no período das festividades olímpicas, era atribuída uma trégua, assim os participantes e espectadores pudessem prestigiar os jogos em segurança.
Os participantes dos jogos não poderiam ser estrangeiros, escravos e mulheres. Esses homens e garotos pertenciam a famílias favorecidas, e eram treinados desde sua infância para representar suas localidades nos jogos. Os atletas e os seus treinadores apresentavam-se um mês antes em Olímpia, para seus treinamentos onde eram observados pelos juízes, que mantinham o poder de eliminar o atleta que não tinha nível para participar da competição. Os campeões das provas eram premiados no monte Olímpo, com uma coroa de louro, que é utilizada também na premiação nos jogos da era moderna.
Os juízes e atletas participavam de uma cerimonia de juramento, que nos dias atuais ainda é realizado nos jogos olímpicos da era moderna. Os jogos eram disputados em cinco dias, com diversas atividades além das modalidades esportivas que eram distribuídas durante os dias do evento. O importante dos jogos da antiguidade era a junção cultural de diversas manifestações, que culminou no transporte de atitudes e valores que rompeu milhares de anos, conceituando os jogos olímpicos da era moderna.
As modalidades disputadas eram:

Corridas Pedestres.
Eram 4 estilos: Estádio, era a mais popular e de prestígio, pois o vencedor dava seu nome aos jogos. (192 metros, cumprimento do estádio)
Diaulós: 384 metros.
Dolichos: 7 a 24 voltas no estádio.

Corrida com Armas: Consistia de 2 a 4 voltas no estádio, e os atletas portam escudos e capacetes.

Corridas Equestres

Eram utilizadas Bigas (2 cavalos) e Quadrigas (4 cavalos), onde não eram premiados os atletas que conduziam os cavalos que recebiam a premiação, mas sim os donos dos animais. Essa corrida tinha de 823 a 914 metros, no hipódromo.

Luta, Pugilato e Pancrário.

Luta: Para sagrar-se vencedor do combate o atleta deve derrubar o oponente três vezes no chão, tocando as costas, ombro ou peito. Antes do combate os atletas untavam seu corpo com azeite e areia.

Pugliato: Era permitido tocar o adversário com os punhos, que permaneciam envoltos com tiras de couro. Não havia assaltos o tempo determinado de luta, era considerado vencedor o atleta que não desistisse do combate, podendo eliminar o adversário por nocaute ou desistência.

Pancrário: Era a junção das luta grega e do pugliato, das três esta era a mais violenta, e contém as mesmas regras das lutas anteriores.
Observação: Nas lutas não eram permitidos golpes nos órgão genitais e dedos nos olhos.

Pentatlo.

Consistia em 5 provas: corrida (por volta de 200 metros), lançamento do dardo e do disco, salto em distância e a luta. Se o mesmo atleta ganhasse três provas, as outras não eram realizadas.
O final dos jogos olímpicos da antiguidade ocorreram por volta do século V a.C, devido a guerras entre os próprios gregos, quebrando o tratado de trégua durante os jogos, além do domínio romano, que não permitia crenças aleias ao cristianismo, rotuladas de Pagãs. Os jogos passaram a ser realizados em Roma, mas com objetivos distintos dos gregos.

Caros alunos.

As principais informações deste “post” têm como base bibliográfica arquivos da internet, como Wikipédia. Portanto, caso queiram adentrar em uma pesquisa mais específica, ficarão surpresos, pois existem inúmeros arquivos sobre todas as informações publicadas no blog. Vocês estarão recebendo de forma sucinta, “filipetas” com informações resumidas sobre os períodos olímpicos através dos tempos, que devem ser arquivadas em seu caderno de forma cronológica.
Espero que gostem e que o espírito olímpico, faça parte de nosso cotidiano escolar neste ano de 2012, e de nossas vidas a partir de hoje.

Professor Anderson Tadeu.
Educação Física.