terça-feira, 17 de março de 2009

Frequência Cardíaca - 04/03/09

Frequência Cardiáca.
É MUITO IMPORTANTE CONTROLAR A FREQÜÊNCIA CARDÍACA (FC) DURANTE OS EXERCÍCIOS PARA QUE ESTES SEJAM EXECUTADOS DE MANEIRA SEGURA E EFICIENTE, MELHORANDO O NÍVEL DE CONDICIONAMENTO DO INDIVÍDUO. FREQÜÊNCIA CARDÍACA, OU RITMO CARDÍACO É QUANTAS VEZES O SEU CORAÇÃO BATE POR MINUTO.

Pulso Cardiáco
Utiliza-se para designar o ritmo da pulsação arterial.
Expansão e contração rítmica de uma artéria, produzidas por ondas de pressão causadas pela injeção de sangue do ventrículo esquerdo para o coração contraído.

Melhores locais para captar o pulso.
Utiliza-se para designar o ritmo da pulsação arterial.
Expansão e contração rítmica de uma artéria, produzidas por ondas de pressão causadas pela injeção de sangue do ventrículo esquerdo para o coração contraído.

Contagem (Bpm)
¨Pode-se contar o pulso realizando a contagem dos batimentos por minuto da seguintes formas.
-Batimentos contados durante 60 segundos.
-Batimentos contados por 15 segundos e multiplicá-los por 4.
-Batimentos contados por 6 segundos e multiplicá-los por 10. ( piscina )

Frequência Cardiáca Máxima.
¨É a capacidade máxima ou submáxima que seu coração pode operar durante o exercício.
¨Calcularemos da seguinte maneira:
220 – idade = F.C máxima
226 – idade = F.C máxima ( mulheres)
-Isso é uma estimativa, sabendo que devemos sempre trabalhar com limiares de segurança.
-Análise destes dados são muito importantes também para o desempenho para melhora da performance e condicionamento físico.

Fatores para a análise da frequência cardiáca.
¨Fatores emocionais.
¨Patologias.
¨Níveis de stress.
¨Níveis de condicionamento físico.
¨Idade
¨Sexo
¨Crianças.

Conclusão:
Com o treinamento, o coração, que é um músculo, vai se desenvolvendo e ficando mais forte. Enquanto antes (porque era mais fraco) ele precisava bater várias vezes para levar o sangue com oxigênio (O2) para o seu corpo, agora, mais forte, ele consegue com um número menor de batidas bombear sangue para o corpo todo. Qual é a vantagem disso? Imaginem dois indivíduos em repouso:A – sedentário – FC= 80bpm B – condicionado – FC= 50bpm
Façam as contas de quantas vezes o coração de cada um deles bate por dia, por ano, ao longo da vida. Será que o desgaste na “máquina cardíaca” do sedentário não será infinitamente maior do que a da pessoa condicionada? Portanto, a vantagem de ter um coração treinado, uma FC de repouso baixa é que você protege muito mais a sua “máquina cardíaca” e, teoricamente, ela pode durar bem mais.

Análise da aula:

O tema foi abordado com o Power Point, no anfiteatro, este assunto dará o subsídio para elaboração e conhecimento das Zonas de energia e formas de treinamento, caracterizando também o seu conhecimento mútuo. A partir destes conceitos conseguiremos entrar na segunda fase do projeto com segurança e tranquilidade.






Um comentário: