quinta-feira, 26 de março de 2009

Nutrição e Exercício - 25/03/2009

Nutrição e exercício - Professor Eduardo Martins

Graduado em Educação Física
Pós Graduado em Nutrição Esportiva.


NUTRIÇÃO
Soma dos processos envolvidos na assimilação de substâncias alimentares por organismos vivos, incluindo ingestão, digestão, absorção e metabolismo do alimento.
Willians, 2002


ALIMENTOS
Todas as substâncias sólidas ou líquidas necessárias para a manutenção, regulação e construção do metabolismo do ser vivo.
Krause; Mahan, 2002

MACRONUTRIENTES:
Fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e durante as várias formas de atividade física. Além de seu papel como combustível biológico, esses nutrientes, desempenham papéis importantes na manutenção da integridade estrutural e funcional do organismo. São eles:

•Proteínas: A proteína é o componente principal dos músculos, órgãos e glândulas. Todas as células vivas e fluidos corporais, exceto a bile e a urina, contêm proteínas. As células dos músculos, tendões e ligamentos são mantidos por proteínas.
Carboidratos: Desempenham 4 funções importantes, fonte de energia, preservação das proteínas, ativado metabólico, combustível para o sistema nervoso central.
Lipídios: As importantes funções das gorduras no organismo incluem, proporcionar a maior reserva corporal de energia potencial, funcionar como acolchoamento para a proteção dos órgãos vitais e criar isolamento em relação ao estresse térmico de meio ambiente frio.

MICRONUTRIENTES:
A regulação efetiva de todos os processos metabólicos requer uma mistura delicada de nutrientes alimentares. Esses nutrientes são obtidos prontamente dos alimentos consumidos nas refeições balanceadas. Com uma nutrição apropriada proveniente de uma grande variedade de fontes alimentares, passa a ser muito pequena a necessidade de consumir suplementos vitamínicos e minerais.

Vitaminas: Algumas das funções biológicas das vitaminas no corpo: pele vit. A C B6, ossos A D C , liberação de energia B6, reprodução A, etc. Mas elas não tem energia útil para o corpo.
Minerais: Enquanto as vitaminas ativam os processos químicos sem se tornarem parte dos produtos das reações, os minerais costumam ser incorporados dentro das estruturas e substâncias químicas do corpo. Em termos funcionais, eles participam da manutenção do ritmo cardíaco normal, contração muscular.
Água: Sem ela, a morte ocorre dentro de poucos dias!!! Corresponde de 40 a 60% da massa corporal de um indivíduo.


Refeição pré-exercício, durante o exercício e pós-exercício


REFEIÇÃO PRÉ-EXERCÍCIO
•Ao contrário do exercício em jejum, consumir alimentos antes do esforço aumenta o desempenho;
•Prepara o indivíduo para o esforço que se seguirá, sendo importante que ele não se sinta com fome e nem cheio;
•Deve ser suficiente em fluidos para manter a hidratação;
•Apresentar baixo conteúdo de gorduras;
•Rica em carboidratos;
•Moderada em proteínas;
•Familiar ao indivíduo;


PÓS-EXERCÍCIO
•O tempo e a composição da refeição/lanche pós-exercício dependem da duração e intensidade do exercício e quando o próximo treino intenso irá ocorrer;
•O consumo imediato de carboidratos, resulta em uma maior concentração de glicogênio após 6 horas após o término do exercício do que se consumir 2 horas após o exercício;

Na palestra também foram abordados aspectos relacionados aos inibidores de apetite e suplementos, que causaram muitas dúvidas entre os alunos. Muito importate ressaltar a postura dos alunos que foi muito elogiada pelo palestrante.

O palestrante dará consultoria aos alunos atrvés deste email:
eduardomartinsds@hotmail.com

Tirem sua dúvidas.