sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Projeto - Vivendo a história olímpica.

Bom dia meus caros amigos.

Voltamos neste ano de 2012 com um velho, mas um fantástico assunto que são os jogos olímpicos. A história esportiva nos mostra diversos caminhos através dos tempos que serão apresentados de forma simples e conceituais nas aulas de Educação Física. Abranger os contextos educacionais que os jogos olímpicos acarretam um intercâmbio de conceitos, conhecimentos e análises, as quais se perpetuam durante séculos.
Amigos sejam bem vindos a histórias dos jogos olímpicos.

Projeto:

Nos dias atuais, o esporte e atividade física, tem ganhado muita popularidade. Alcançar esses aspectos tem por finalidade a saúde, o lazer, a educação, a performance e o negócio. Essas premissas, com um contexto histórico olímpico, que neste ano iremos presenciar. Os jogos olímpicos de Londres irão abrir a porta para um conhecimento interdisciplinar que deve ser explorado por todas as áreas de conhecimento, pincipalmente dentro de nossa instituição. Portanto segue o Projeto Objetivo Penha Olímpico.

Objetivo Geral: Desenvolver através da cultura olímpica aspectos históricos, sociais, comerciais relacionados á cultura corporal do movimento.

Público Alvo: Alunos do 4º, 5º, 6º anos.
Objetivo Específico: Proporcionar aos alunos o conhecimento contextual e vivência das modalidades olímpicas e paraolímpicas, qualificando todo o processo de ensino e aprendizagem dos aspectos específicos e interdisciplinares relacionados aos jogos olímpicos.

Estratégias: Através de recursos áudio – visuais e vivência das modalidades olímpicas e paraolímpicas, dinâmicas e pesquisas para interpretação e análise. Pode-se utilizar uma estratégia para apresentação dos conteúdos em ordem cronológica, fazendo uma linha do tempo com os períodos olímpicos históricos.

O desenvolvimento do projeto poderá abranger diversas formas de análise, compreensão e avaliação, cabendo ao professor o andamento das atividades e processos avaliativos de acordo com sua demanda escolar. Portanto, o planejamento e visualização das aulas anterior a sua aplicação são de suma importância para todo o processo de desenvolvimento da proposta paralela nas aulas de educação física. Com o formato paralelo apresentado neste projeto, podemos aplicar no quinzenalmente as aulas, pois as questões midiáticas proporcionarão mais atratividade, podendo contar com informações constantes trazidas pelos alunos e apresentadas na mídia.
Importante levar os alunos nos campeonatos de atletismo ginástica rítmica e artística , campeonatos de natação que ocorrem no Ibirapuera, que são totalmente gratuitos, proporcionando um olhar diferenciado para as modalidades.

Sem mais.
Anderson Tadeu.
Professor de Educação Física.