terça-feira, 17 de março de 2009

Exercícios e Zonas de energia - 11/03/09

O exercício aeróbio é aquele que realiza-se aumentando o ingresso de oxigênio no organismo. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr e pedalar são alguns dos exemplos de exercícios aeróbios.Exercícios aeróbios típicos são contínuos e prolongados com intensidade moderada, com no mínimo 20 minutos , podendo prolongar por próximo de 1 hora para iniciantes. Sentir-se confortável, sem desconforto muscular após as atividades também são características dos exercícios aeróbios.
Benefícios das atividades aeróbias:
- Ajudam no emagrecimento.
- Combate ao stress.
- Melhora do sistema imunológico.
- Diminui os risco de doenças relacionadas ao coração.
- Melhora do sistema cardiorespiratório.
- Aumento da capacidade cardíaca e pulmonar.
- Melhora do condicionamento físico.
- Auxilia na melhora do metabolismo.
A produção de energia através da gordura (ácidos graxicos livres), proteína em pequenas proporções e o oxigênio, acontece pois durante os exercícios aeróbios nas células acontece algumas reações químicas que culminam na utilização da gordura como fonte de energia primária. ( Ciclo de Krebs). Ou seja, quando se raliza exercícios aeróbios regularmente, de 3 a 5 vezes por semana, conseguimos matar 3 coelhor com uma cajadada só. Melhormaos nossas funções organicas e condicionamento físico, diminuimos o risco de doenças e utilizamos a gordura como fonte de energia, no auxílio ao emagrecimento e manutenção do peso.

O exercício anaeróbio é, por definição, um exercício de força. Para ser realizado, exige que os músculos sejam contraídos contra uma resistência. Na maior parte das vezes, não está associado ao movimento e utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. Basicamente, é um exercício de alta intensidade e curta duração que contempla fundamentalmente os músculos. Na área dos esportes, são anaeróbios os exercícios de velocidade de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Se nos reportarmos à área ocupacional, toda atividade que demanda força física em vez de movimento é considerada um exercício anaeróbio.Na verdade, os movimentos mais comuns do dia-a-dia são um misto de atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas. Existem 2 tipos de exercícios aeróbios, alático, onde a fonte de energia é o ATP-CP, Trifosfato de adenosina e a Creatina Fosfato, que agem no exercício por volta de 12 segundos, após este período, os exercícios aeróbios entram no sistema Lático. Respiramos mais depressa durante um exercício muscular, porque consumimos mais oxigênio. Nossos músculos, porém, são dotados de um mecanismo que garante a continuação do esforço, mesmo na ausência do oxigênio: a respiração anaeróbia, onde a glicose se decompõe na ausência do gás oxigênio, reproduzindo ácido lático. Quanto maior a atividade muscular, mais ácido lático se acumula no músculo, tornando-o fatigado e incapaz de contrair-se, produzindo cansaço e até cãibras.
Energias.
A gordura é um termo genérico para uma classe de lipídios. As gorduras ou graxas, produzidas por processos orgânicos tanto por vegetais como por animais, consistem de um grande grupo de compostos geralmente solúveis em solventes orgânicos e insolúveis em água. Quimicamente as gorduras são sintetizadas pela união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol, formando um triéster. Elas são chamadas de triglicerídeos, triglicerídes ou mais corretamente de triacilgliceróis.
A proteína é utilizada apenas num grau limitado como combustível energético durante o exercício (apenas 5 a 10 % da energia total).Ela são utilizadas para proporcionar os blocos formadores de aminoácidos para síntese tecidual.
Os Carboidratos (CH) são a principal fonte calórica para atletas. As reservas endógenas de CH permitem maior rendimento em trabalhos de longa duração. Estratégias de treinamento e reposição de CH pós-exercícios garantem melhor adaptação orgânica aos exercícios.
O aminoácido tem a função de realizar a síntese dos tecidos musculares, agindo diretamente nos músculo e também diminuindo a fadiga e melhora do condicionamento físico.

Conclusão:

É de suma importância o conhecimento dos conceitos das atividades aeróbias e anaeróbias e das zonas de energia, causará um esclarecimento simples e objetivo da caracterização do nosso organismo em atividade, que é principal objetivo do projeto, conhecê-lo como máquina, e estruturá-la para o melhor funcionamento.

Questões:

- Através das fórmulas utilizadas na última aula, mensure:
· Sua FC de repouso, FC máxima.
· Seu Limiar aeróbio. (60% á 75% da FC Max)
· Seu Limiar anaeróbio. (80% á 92% da FC Max)
- Qual diferença de exercício aeróbio e anaeróbio?
- Qual a importância da gordura na realização de atividades físicas regulares?

Observação: Próxima aula será uma demonstração de uma avaliação física, faça sua pesquisa e traga suas dúvidas.


Profº Anderson Tadeu
Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário