quinta-feira, 16 de abril de 2009

Parque do Piqueri - 6° e 7º anos - 15/04/2009

Atividade no Parque do Piqueri - 6º e 7º anos.
As atividades realizadas no Parque são do projeto paralelo da disciplina de Educação Física. O projeto Caminhar e Correr, tem o objetivo de desenvolver atividade física com facilidade e envolvimento de todo grupo de forma homogênia, respeitando a individualidade de cada aluno.
Esta atividade foi iniciada na escola em um aula interativa onde os alunos aprenderam sobre o projeto , seus objetivos e caminhos a serem traçados no ano letivo. Nesta aula foi pautado o conhecimento corporal, como aferição da frequência cardíaca, para controlar a intensidade da atividade.
A ida ao parque serviu como insentivo e suporte para atividade aeróbia de qualidade, com o desenvolvimento de uma caminhada leve de 30 minutos, no percurso de 1200 metros com o controle da frequência cardíaca inicial, durante o percurso e no final da atividade.

A coleta dos dados serão de suma importância para análise e relacionarmos os aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento inicial e final do projeto.

A atividade foi realizada da seguinte forma:
1. Alongamentos
2.Explicação sobre a atividade a ser realizada.
3. Conhecineto do trajeto de 1200 metros.
4. Aferição da frequência cardíaca inicial.
5. Caminhada de 30 minutos.
6. Aferição da frequência cardiáca durante o exercício.
7. Alongamento final.
8. Aferição da frequência cardíaca final.
Conclusão.
Chegamos a conclusão que alguns alunos tem dificuldade de manter intensidade moderada durante as atividades aeróbias, alternando o ritmo da caminhada constantemente, pois, ao passar no posto de aferição não mantinham seu batimento cardíaco similar á aferição anterior.
Outro aspecto que devemos ressaltar é a falta de espaço físico para realização de atividades dessa característica, a qual sabemos que o ganho para nossa saúde é muito favorável.
Anderson Tadeu