domingo, 26 de abril de 2009

Pesquisa de Campo - Abril e Maio/2009

Pesquisa de Campo.
Projeto = O corpo e sua conexões.
Subtema = Atividade Física e saúde.
Disciplina de Educação Física - Anderson Tadeu.
Conceitos:
Pesquisa: Processo sistemático na construção de atividades orientadas e planejadas na busca de um conhecimento específico.
Pesquisa de Campo: Procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem na real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente à análise e interpretação desses dados, com base em fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. Ciências e áreas de estudo, como a antropologia, sociologia, psicologiasocial, psicologia da educação, pedagogia, política, serviço social, usam frequentemente a pesquisa de campo para o estudos de indivíduos, grupos, comunidades, instituições usam para compreender os mais diversos aspectos de uma determinada realidade. Como qualquer outro tipo de pesquisa, a de campo parte do levatamento bibliográfico. Exige também a determinação das técnicas de coleta de dados mais apropriadas a natureza do tema, e ainda, a definição das técnicas de coleta, análise e interpretação de dados, a pesquisa de campo poderá ser determinad de abordagem predominante qualitativa ou quantitativa. Numa pesquisa em qu a abordagem é basicamente quantitativa, o pesquisado se limita a descrição factual deste ou daquele evento, ignorando a complexidade da realidade social. Na pesquisa qualitativa basicamente aquela que busca entender um fenômeno específico em profundidade. Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, a qualitativa trabalha com descrições, comparações e interpretações.
A pesquisa qualitativa é mais participativa e, portanto, menos controlável. Os participantes da pesquisa podem direcionar o rumo da pesquisa em suas interações com o pesquisador.
Montagem:
Devemos observar alguns fatores na montagem de uma pesquisa de campo, sendo que iremos analisar aspectos relacionados a saúde de nossa comunidade escolar, portanto deve-se analisar questões que serão do interesse do público alvo.
- Determinar, analisar e discutir sobre o objetivo principal da pesquisa.
- Discussão do grupo sobre o tema, suas propostas e vertentes para análise determinando a abordagem da pesquisa - Qualitativa ou Quantitativa.
- Localizar referência bibliográfica para suporte científico na pesquisa de campo.
- Escolha de um grupo para análise e pesquisa.(Público alvo)
- Elaboração das perguntas.
A segunda parte da pesquisa de campo relacionada a análise e coleta de dados será postada após a conclusão da primeira parte da pesquisa.