quarta-feira, 14 de março de 2012

Empreendedorismo Social - 15/03/2012.

Sebrae - Aula referente ao dia 15/03/2012.

Informações gerais.


Caros alunos, neste ano temos um trabalho muito importante para realizar, que estará relacionado ao nosso coração. Ser jovem empreendedor social, é ser capaz de mudar o mundo, diante de adversidades encontradas em nosso cotidiano. Unidos vamos fazer a diferença.

Empreender socialmente é fazer o meu mundo melhor, e o seu também.

Nossas metas.
- Conhecer, aprender e empreender socialmente.
- Realizar um trabalho em conjunto capaz de romper os limites de nossa escola, contribuindo para o bem comum de nossa sociedade.
- Construirmos um projeto que beneficie um diversas pessoas e a suas realizações permaneçam por muito tempo.
- Conhecer nossa sociedade, e realizar ações capazes de mudar positivamente nossas vidas e o meio onde vivemos.

Nosso registro - Webfólio.

O que é Webfólio?
O Webfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do nosso projeto. Será realizado de forma sustentável, via Web, com acompanhamento cronológico.
Antes de mais nada, é importante lembrar que o webfólio deverá ser elaborado aula a aula. Isso facilita muito no momento de relembrar o que foi visto em sala, bem como a visão mais clara do assunto.
Apesar das diretrizes colocadas, o Webfólio deve ter a “sua cara” e refletir o seu modo de pensar.

O que deve conter no seu Webfólio?

Faça uma bela capa – Mostre a sua criatividade. (vídeos, fotos, frases)
I. Folha de rosto. (Nome do colégio, tema do projeto, subtema do projeto, nome do professor, nome do aluno completo, nº, série, curso, ano) Ex: Aluno AAAAAAA, Nº 00, 8º ano A – Ensino Fundamental.
II. Faça um breve texto contendo seus objetivos com o trabalho a ser desenvolvido durante o ano, suas expectativas, suas habilidades, suas metas pessoais e as do grupo e como poderemos desenvolver o projeto na sua ótica.
III. Responda as seguintes perguntas: O que é ser um jovem empreendedor? O que é empreendedorismo social? Quais os problemas sociais que mais vejo, e como posso auxiliar na solução deles?

Diário de Bordo.

- Devem conter o tema ou assunto abordado em cada aula.
- Data.
- Resumo do dia.
- Suo opinião crítica sobre o que foi transmitido.
- Pode ter pesquisas anexas, vídeos, fotos, imagens, ilustrações, charges.
- Você pode dizer o que você achou do tema, se já conhecia algo a respeito, como se sentiu e o que você pensa sobre o assunto. Este é o espaço para que você expresse e faça que o se webfólio seja personalizado e “reflita” quem você é e como enxerga o mundo.
- Ao final de cada bimestre, você deverá fazer uma apressiação pessoal, sobre o bimestre.
- Poderão ser utilizados programas como Power Point, Word, Movie Maker.
- Você devera manter todos seus arquivos em pastas e subpastas, as quais deverão conter o textos escritos, as pesquisas, imagens, vídeos, filmes.
- Para envio você deverá salvar em PDF, para que não hajam alterações.
- Da seguinte forma: nome_sebraewebfolio_2012.pdf
- No seguinte endereço eletrônico.
anderson.campos@objetivopenha.com.br
- Nas datas estipuladas

Atividades realizadas.

- 02 de fevereiro: Apresentação do tema – Jovens Empreendedores - Empreendedorismo Social.
- 09 de fevereiro: O que você entende por empreendedorismo social? Quais os problemas de nossa comunidade, e como podemos ajudar?
- 16 de fevereiro: Início da apostila – 1º encontro Empreendedorismo Social – págs 10 e 11. Confecção do Baú de ideias.
- 23 de fevereiro: Atividade 2 da apostila – Colcha de retalhos.
- 1 de março: Atividade 3 – Pesquisa
- 8 de março: Discussão da Atividade 3 e págs 12, 13, 14 e 15 – Atividade 6.

Lição de Casa.

Não esqueci de vocês, tá. Temos muito trabalho, portanto façam a pesquisa da página 17 e 18 da apostila.
Irei vistar todas as apostilas na próxima semana, dia 21 de março.
E para terminar, mais um vídeo motivacional, vamos precisar neste ano. Vocês já conhecem.

Estas informações estão no endereço:
www.objetivopenhaef.blogspot.com

Jogos Olímpicos da era moderna.

Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Os Jogos Olímpicos é um grande evento internacional esportivo, realizado a cada 2 anos, pois existem duas vertentes, os jogos olímpicos de verão e de inverno. Os eventos ocorrem em anos pares com moldes e tradições importantes que atravessaram o tempo, e até hoje são aspectos importantes nos jogos olímpicos atuais. Sabemos que na atualidade os jogos olímpicos tem uma importância enorme no cenário mundial, no âmbito social, cultural, financeiro e histórico. Os jogos olímpicos da eram moderna deu-se da seguinte maneira.
Em 1890, depois de assistir os Jogos Anuais da Sociedade Olímpica de Wenlock, o Barão Pierre de Coubertin se inspirou em fundar o Comitê Olímpico Internacional. Coubertin se baseou nas ideias e no trabalho de Brookes e Zappas com o objetivo de estabelecer rotação internacional aos Jogos Olímpicos e que ocorreriam a cada quatro anos. Ele apresentou essas ideias durante o primeiro Congresso Olímpico do recém-criado Comitê Olímpico Internacional. Esta reunião foi realizada de 16 de junho a 23 junho de 1894, na Sorbonne, em Paris. No último dia do congresso, foi decidido que os primeiros Jogos Olímpicos, a entrar sob os auspícios do COI, teriam lugar dois anos mais tarde, em Atenas. O COI elegeu o escritor grego Dimítrios Vikélas como seu primeiro presidente.

I Jogos Olímpicos de Verão – 1896.

Local: Grécia – Atenas.
Países Participantes: 14
Atletas: 241.
Eventos: 43 em 9 esportes.
Estádio: Panathinaiko.

Em 1896, então nasceu a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, na Grécia.
Este foi conhecido como Jogos da I Olimpíada foram realizados de25 de março a 3 de abril de 1996, no estádio Panathinaiko. Participaram 241 atletas do sexo masculino, representando 14 nações. Nove modalidades esportivas foram disputadas: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro. Devido a falta de experiência dos organizadores e diferenças de calendário, os jogos de 1896 foi um fiasco. A cerimônia de abertura dos jogos aconteceu em uma segunda feira de páscoa, com um discurso do rei grego Jorge I, para cem mil espectadores.

II Jogos Olímpicos de Verão – 1900.


Local: França – Paris.
Países Participantes: 24.
Atletas: 997.
Eventos: 95 em 19 esportes.
Estádio: Velodrome de Vincennes.

Devido a questões políticas, os jogos foram integrados a Exposição Universal de Paris, onde os esportes seriam colocados em segundo plano. Esta grande feira universal de comércio diluiu os jogo em quase 6 meses, de 14 de maio a 28 de outubro. Paris não tinha um complexo esportivo específico para realizar os jogos, as provas de atletismo foram realizadas em parques, e a natação no Rio Sena. Apesar da péssima organização, nestes jogos ficaram marcadas a estreia das mulheres nos jogos, nas modalidades de croquet, equitação, golfe, tênis e vela.