Circo na Educação Física.
No mês de agosto, uma colega de trabalho, professora Alessandra, do Ensino Fundamental I, me fez um convite para que realizássemos um trabalho conjunto, o qual teria como tema atividades de circo, no qual a disciplina de Educação Física seria indispensável para a realização e manutenção deste projeto. Portanto, neste segundo semestre, iremos viver, juntos com nossos diamantes brutos, o mundo do circo na escola, isso trouxe para as atividades novas perspectivas, para idealizarmos para o próximo ano essa realidade para outras turmas da nossa unidade escolar.
Desde já, agradeço a seriedade e a postura de uma profissional que, através de um convite, idealizou um novo formato para o nosso convívio e atividades.
Obrigado pela confiança.
Colégio Objetivo Penha.
Projeto Circo.
Público alvo: 2º ano – Fundamental I.
Coordenação Geral: Professora Alessandra Dezen.
Proporcionar aos alunos vivência e experimentação nas aulas de Educação Física de atividades relacionadas ao Circo, que esta relacionada á disciplina de projeto, que o tema é o “Resgate de Valores”.
As atividades aqui dispostas irão viabilizar o conhecimento de expressões corporais e atividades relacionadas a este universo mágico e prazeroso, com um amplo leque de movimentos que fazem parte do acervo motor dos alunos, dinamizando as atividades e qualificando a proposta didática do projeto. Especificamente para a disciplina de Educação Física, poderemos caracterizar alguns movimentos, que também farão parte da apresentação final, e dispondo de integração real da cultura corporal do movimento na criação de propostas de trabalho paralelo na formação geral do educando.
Objetivo específico:
Promover através de atividades lúdicas o universo do circo na escola, utilizando as músicas e seu amplo acervo motor de forma simples a adaptada, de acordo com a faixa etária, viabilizando uma proposta onde todos os alunos possam vivenciar ao máximo o processo de experimentação das atividades.
Atividades:
I – Realização de movimentos de alongamento (flexibilidade), tais como ponte, colocar a perna sobre a cabeça.
Carrinho de mão, apoio dinâmico com as mãos, caracterizando o processo pedagógico da estrelinha e apoio das mãos com auxílio da parede.
II – Utilização de bolinhas e malabares (habilidades manipulativas), utilização desses instrumentos realizando movimentos com uma, duas e três objetos ao mesmo tempo, dentro de um processo pedagógico que irá durar algumas semanas para realmente introduzir os alunos na cultura dos malabares.
III – Confecção de materiais como fita, pé de lata, bambolês, malabares, bolinhas, perna de pau, trave de equilíbrio, tábua e rolo e outros materiais que os próprios alunos poderão trazer as idéias.
IV – Utilização dos materiais na montagem e experimentação mútua dos aparelhos nas aulas de Educação Física..
Conclusão:
Acreditar no potencial do circo como instrumento educativo, formativo e de valor sociocultural na melhoria da qualidade vida de nossa sociedade. Potencializar atividades com valores, com aspectos sócio-culturais, que está se popularizando, mas com difícil acesso, que poderá ser trabalhado na escola com propostas civis educacionais e morais, fundamentais para a vida em comunidade, dando respostas às necessidades da sociedade contemporânea.
Todo processo do projeto será realizado de acordo com a estrutura que possuímos, sem descaracterizar nosso cotidiano escolar.
Anderson Tadeu.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
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