quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Projeto Paralelo - 2º ano - Ensino Fundamental l.

PROJETO RESGATANDO VALORES

NO MUNDO DA ALEGRIA

INTRODUÇÃO

A partir de agora, O Mundo do Circo será o tema central em torno do qual vai girar o projeto didático a ser desenvolvido no 2º ano do Ensino Fundamental I.
O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que as crianças se desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo.
Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças em atividades de leitura, matemática, linguagem, desenvolvimento social, emocional, motor, enfim, em todas as áreas do trabalho pedagógico realizado no Colégio Objetivo.
Palhaços, artistas, malabares, trapezistas, mágicos, o rico Mundo do Circo será a inspiração para todas as crianças e – por que não? – para os pais também! Em breve as crianças começarão a levar para casa suas descobertas cotidianas. É importante que os pais acompanhem, leiam as notícias, participem e contribuam com suas próprias memórias e ideias relacionadas ao universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem.
Portanto, preparem-se: o espetáculo vai começar!

JUSTIFICATIVA

O universo mágico e cultural do circo propicia no aluno uma identificação com o universo artístico a partir de: desafios e conquistas, gerando, consequentemente, conhecimento e auto-estima. Como consequência do envolvimento do aluno há reflexos diretos nos aspectos: disciplina, determinação, respeito e cooperação.
O envolvimento de todos é fundamental à boa aprendizagem. Diante das atividades, os alunos irão descobrir um outro sentido para a aprendizagem e farão descobertas com brilho nos olhos e muito sorriso.
OJETIVOS GERAIS
O objetivo do trabalho é construir e resgatar uma filosofia de valores, principalmente noções de cidadania, num processo dinâmico, formando alunos dentro de um trabalho interdisciplinar em sala de aula e buscando valorizar e respeitar os sentimentos (do eu e do outro).
O Projeto vem confirmar o segredo do sucesso adequado para o crescimento dos alunos como cidadãos dentro de uma proposta de parceria adaptada a uma clientela de contexto social, desenvolvendo habilidades e gerando resultados de ensino-aprendizagem, contribuindo dessa forma para a evolução da aprendizagem e para o rendimento escolar dos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Despertar os sentimentos, valores e emoções existentes dentro de cada aluno;
- Aprender a trabalhar em grupo;
- Despertar espírito cooperativo e o respeito mútuo entre os alunos;
- Aprender a ser paciente e não desanimar diante das dificuldades;
- Valorização da arte circense e a alegria que ela nos traz;
- Mostrar a riqueza da arte circense, associando-a aos sentimentos/emoções que ela nos desperta;
- Aquisição de conhecimentos sobre a história do circo;
- Conhecer os vários tipos de profissionais que trabalham no circo, respeitar e valorizar cada profissional;
- Identificar as ações de cada integrante do circo e conhecer seus verdadeiros sentimentos;
- Conhecer como vive a família circense e valorizá-la como membro integrante da sociedade.
- Enfatizar a tradição das famílias circenses, que passa de pai para filho, o amor e a dedicação à arte;

ESTRATÉGIAS

- Assistir vídeo;
- Ouvir/ler histórias sobre circo;
- Contar e recontar histórias;
- Reescrita de passagens mais significativas do texto O palhaço Biriba;
- Cantar músicas relacionadas ao circo;
- Conversa informal sobre circo;
- Escrita de textos expressando ideias, sentimentos e opiniões;
- Confeccionar cartazes;
- Montar gráficos de barras demonstrando a preferência dos alunos por cada um dos artistas que trabalham no circo.
- Desenhar figuras referentes ao circo;
- Explorar sentimentos e emoções através de histórias e desenhos;
- Vivenciar/Dramatizar as mais diversas situações do circo: trapezistas, mágicos, bailarinas, palhaços, malabaristas, etc.
- Montar uma maquete de um circo, permitindo um maior conhecimento de toda a estrutura que gira em torno do "grande espetáculo".
- Citar nomes de profissões existentes no circo;
- Conscientizar os alunos de que no circo não deve haver animais amestrados;
- Relação de produtos vendidos no circo e realizar a culinária dos mesmos (pipoca, amendoim e maçã do amor);
- Ler e pesquisar anúncios de jornais, revistas, internet relacionados ao circo;
- Convidar um palhaço para ir até à escola.

AVALIAÇÃO

A avaliação será de forma contínua, durante a execução das atividades coletivas e individuais.

APRESENTAÇÃO
Apresentação Musical, Dança ou Teatro.

Professora Alessandra Dezen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário