segunda-feira, 25 de março de 2013

Luta na Escola? 14/03/2012.

Luta na Escola.

Será possível ampliar nossos horizontes para uma nova perspectiva para as aulas de educação física na escola. Em tempos de violência, ensinar luta na escola, seus valores, seus benefícios e doutrinas, na atual situação da sociedade brasileira. Viabilizar essa proposta seria é uma aposta? Seria ousadia? Seria simplesmente um novo conceito para as aulas? As respostas para essas perguntas nos remete a busca de princípios educacionais que tragam aos alunos significados concretos para realização das atividades propostas. O substantivo LUTA, vem do latim, lucta , combate com ou sem armas entre pessoas ou grupos.

Artes marciais, do latim arte, conjunto de preceitos ou regras para bem dizer ou fazer qualquer coisa. Já o substantivo martiale, significa bélico; guerra relativo a militares e guerreiros. Portanto, vivenciar luta na escola, contar seus conceitos, suas histórias, ideologias faz com que nos envolvemos a um universo novo, e prazeroso, repleto de novas descobertas.

Nas atividades realizadas, a descontração, o desafio e o conhecimento de novos movimentos foi o principal objetivo.



Enquanto a luta surgirá nos primórdios da história humana, era utilizada para a sobrevivência e também tinha aspectos lúdicos, as artes marciais foram criadas para treinamentos e combate de guerreiros e militares, suas histórias e filosofias aplicadas para a transmissão de suas doutrinas e conhecimentos são verdadeiros mecanismos para o desenvolvimento humano.



Junto com a vivências, criamos um ambiente onde os alunos demostraram respeito, conhecimento de alguns movimentos básicos, a origem e língua dos povos, saudações e comentários sobre as vestimentas de algumas artes marciais.



Desequilibrar o adversário, empurrar, puxar e medir força, foi o prato principal de nossas atividades, toda a proposta abordada teve a ideia de um confronto amistoso e respeitoso, contando com a enorme colaboração dos alunos, que mantiveram uma postura impecável.



Agradeço, aos alunos pela imensa aceitação, pois estamos modificando a proposta, a ideia, o valor, os conceitos e conteúdos, para melhor formação de desenvolvimento das propostas apresentadas previamente, que nos trarão novos caminhos, cheios de novas histórias.

Sem mais,


Anderson





Nenhum comentário:

Postar um comentário