quarta-feira, 14 de março de 2012

Jogos Olímpicos da era moderna.

Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Os Jogos Olímpicos é um grande evento internacional esportivo, realizado a cada 2 anos, pois existem duas vertentes, os jogos olímpicos de verão e de inverno. Os eventos ocorrem em anos pares com moldes e tradições importantes que atravessaram o tempo, e até hoje são aspectos importantes nos jogos olímpicos atuais. Sabemos que na atualidade os jogos olímpicos tem uma importância enorme no cenário mundial, no âmbito social, cultural, financeiro e histórico. Os jogos olímpicos da eram moderna deu-se da seguinte maneira.
Em 1890, depois de assistir os Jogos Anuais da Sociedade Olímpica de Wenlock, o Barão Pierre de Coubertin se inspirou em fundar o Comitê Olímpico Internacional. Coubertin se baseou nas ideias e no trabalho de Brookes e Zappas com o objetivo de estabelecer rotação internacional aos Jogos Olímpicos e que ocorreriam a cada quatro anos. Ele apresentou essas ideias durante o primeiro Congresso Olímpico do recém-criado Comitê Olímpico Internacional. Esta reunião foi realizada de 16 de junho a 23 junho de 1894, na Sorbonne, em Paris. No último dia do congresso, foi decidido que os primeiros Jogos Olímpicos, a entrar sob os auspícios do COI, teriam lugar dois anos mais tarde, em Atenas. O COI elegeu o escritor grego Dimítrios Vikélas como seu primeiro presidente.

I Jogos Olímpicos de Verão – 1896.

Local: Grécia – Atenas.
Países Participantes: 14
Atletas: 241.
Eventos: 43 em 9 esportes.
Estádio: Panathinaiko.

Em 1896, então nasceu a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, na Grécia.
Este foi conhecido como Jogos da I Olimpíada foram realizados de25 de março a 3 de abril de 1996, no estádio Panathinaiko. Participaram 241 atletas do sexo masculino, representando 14 nações. Nove modalidades esportivas foram disputadas: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro. Devido a falta de experiência dos organizadores e diferenças de calendário, os jogos de 1896 foi um fiasco. A cerimônia de abertura dos jogos aconteceu em uma segunda feira de páscoa, com um discurso do rei grego Jorge I, para cem mil espectadores.

II Jogos Olímpicos de Verão – 1900.


Local: França – Paris.
Países Participantes: 24.
Atletas: 997.
Eventos: 95 em 19 esportes.
Estádio: Velodrome de Vincennes.

Devido a questões políticas, os jogos foram integrados a Exposição Universal de Paris, onde os esportes seriam colocados em segundo plano. Esta grande feira universal de comércio diluiu os jogo em quase 6 meses, de 14 de maio a 28 de outubro. Paris não tinha um complexo esportivo específico para realizar os jogos, as provas de atletismo foram realizadas em parques, e a natação no Rio Sena. Apesar da péssima organização, nestes jogos ficaram marcadas a estreia das mulheres nos jogos, nas modalidades de croquet, equitação, golfe, tênis e vela.

Um comentário: